Como realizar a consulta do seguro desemprego? – HPG

Como consultar o benefício do seguro desemprego em 3 plataformas diferentes

Não sabe como consultar o benefício do seguro desemprego? É bem simples, você pode acompanhar de perto através do portal gov.br, no site da Caixa, ou com o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Dessa forma, você tem acesso a informações como o valor das parcelas e a data de pagamento.

O seguro desemprego é o benefício que Amparo trabalhador demitido sem justa causa. Atualmente, graças à internet, já é possível solicitar o seguro e acompanhar a sua solicitação, de forma totalmente online.

Continue lendo e entenda como funciona.

Saiba como consultar seguro desemprego

Existem várias formas para consultar o seu seguro desemprego sem sair de casa. Portanto, você só precisa de um celular, tablet ou computador com conexão à internet, e seus dados pessoais para acessar.

Por exemplo, você pode fazer essa consulta no portal gov.br. Basta acessar esse link, clicar em “entrar com gov.br” e efetuar login com o seu CPF e senha. Caso não possua uma conta ainda, é só digitar o seu CPF e seguir o passo a passo para criar a sua.

Ao entrar, você já verá o benefício do seguro na página inicial do portal. Então, é só clicar em “detalhar” para ter as informações referentes ao número de parcelas e datas de pagamento.

Como consultar seguro desemprego no site da Caixa?

Caso prefira, você também pode utilizar o site da Caixa Econômica Federal para efetuar a sua consulta. Após acessar, clique em “consultar o pagamento” para ser redirecionado ao Portal do Cidadão.

Em seguida, clique em “acesse o portal” para fazer login e ter acesso às informações. Para efetuar o login você precisa do número do seu PIS e da senha de acesso. Portanto, tenha esses dados em mãos.

Lembre-se que o número do PIS encontra-se na primeira página da sua carteira de trabalho. Já a senha de acesso é a mesma que você utiliza para acessar o aplicativo Auxílio do Brasil e o App Caixa Trabalhador.

Mas, caso você não tenha uma senha ainda, é possível cadastrar a sua no próprio site. Pois, é só clicar em “acesse o portal” e seguir o passo a passo que é bem simples.

Acompanhe com o aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Como consultar seguro desemprego via aplicativo? É só baixar o app Carteira de Trabalho Digital, que está disponível para Android e iOS.

Para acessar o aplicativo você precisa efetuar login através do número do seu CPF. Então, após fazer o download, é só digitar os seus dados da conta gov.br para fazer login. Ou, cadastrar a sua senha para acessar o app seguindo o passo a passo do aplicativo.

Se você já tiver solicitado o benefício, assim que entrar no aplicativo verá os dados sobre o seu seguro desemprego. No entanto, se você ainda não fez a solicitação pode fazer pelo próprio app, como segue:

– Clique em “requerer seguro-desemprego”;
– Insira o número do requerimento do seguro;
– Clique em “localizar” e leia as informações que vão aparecer;
– Concorde com os termos para habilitar o benefício e clique em “concluir”;
– Toque em “confirmar” para encerrar e habilitar seu pedido.

Dicas finais

Você também pode consultar o benefício presencialmente nos seguintes locais: Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Secretaria Especial da Previdência e Trabalho (SEPT).

Além disso, caso tenha qualquer dúvida ou problema com sua solicitação, você pode discar para o número 158. Pois, esse é o número da central Alô Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego.