Messi tem, de fato, autismo?

Messi: A Verdade Sobre o Suposto Autismo e sua Carreira no Futebol

Você sabia que Lionel Messi, o campeão mundial com a seleção da Argentina na Copa do Mundo do Catar 2024, já foi citado por muitos como um atleta que tem um traço leve de autismo? Isso foi, por muito tempo, tido como verdade, mas na realidade, essa informação é totalmente falsa. Vamos desvendar essa polêmica e entender mais sobre a carreira brilhante desse astro do futebol!

Informação surgiu com jornalista brasileiro

A história de que Messi teria autismo surgiu de uma fonte que, teoricamente, deveria ser confiável. O jornalista e escritor Roberto Amado, sobrinho do ícone Jorge Amado, disse em 2013 que Messi sofria do mal de Asperger, uma versão mais branda do autismo.

No entanto, isso nunca se confirmou e, mais que isso, o termo Asperger já não é mais utilizado pela medicina, inclusive. Então, a informação é falsa e teve até outras pessoas importantes, como o ex-jogador Dugarry, que também divulgaram essa informação sobre Messi.

Portanto, a história de que ele teria um traço de autismo ou até mesmo de síndrome de down, é totalmente inverídica, ao menos, sem ter nenhuma comprovação oficial ou científica.

Problemas na infância

Na verdade, o que Lionel Messi realmente teve foi um problema hormonal que prejudicava o seu crescimento. Apesar de muita habilidade jogando futebol, o craque era muito pequeno, menor que os demais meninos de sua idade.

Entretanto, ele fez diversos tratamentos com um médico em sua terra natal, Rosario, e assim, conseguiu se desenvolver e se tornar um grande astro de futebol.

Inclusive, muitos justificavam o alto nível de concentração de Messi em campo pelo suposto problema de autismo, mas especialistas descartam qualquer tipo de ligação entre uma situação e outra.

Inclusive, dizem que esse excesso de concentração, que é um grande aliado de Messi em campo, não tem nada a ver com autismo.

Messi festeja título mundial

A única verdade é que, aos 35 anos, Messi conquistou finalmente o seu primeiro título de Copa do Mundo, o único que faltava em sua vitoriosa carreira de jogador de futebol. Isso porque até mesmo medalha de ouro em Olimpíadas ele já ganhou, em 2008, nos Jogos de Pequim.

Ao longo de sua grande carreira como atleta profissional, desde os tempos de Barcelona até os dias atuais de Paris Saint Germain, sempre foi um craque inquestionável.

Em 2014, na Copa do Mundo disputada no Brasil, ele esteve muito perto disso. Como o grande nome daquela seleção, com atuações acima da média, Messi conseguiu levar uma seleção limitada para a final. Contudo, o sonho desmoronou com o gol da Alemanha, a dois minutos do final da partida.

Depois disso, Messi chegou a anunciar que se afastaria da seleção da Argentina, que não jogaria mais após o fracasso na Copa América de 2016, nos Estados Unidos, quando foi novamente vice-campeão.

Copa da Rússia

Contudo, ele voltou atrás e foi decisivo para classificar o país para a Copa de 2018, na Rússia, quando a Argentina quase ficou de fora e precisava vencer o Equador fora de casa. E, neste jogo, Messi fez três gols, garantindo a vitória.

No entanto, na Copa da Rússia, Messi viu a Argentina cair nas oitavas de final, apesar de todo o esforço feito pelo atleta. Em 2023, Messi foi agraciado com o título da Copa América sobre o Brasil, no Maracanã, em plena pandemia da Covid-19, praticamente sem público no estádio.

Apesar da grande festa e do primeiro título dele com a seleção da Argentina, faltava mais. E Messi precisava de uma Copa do Mundo para chamar de sua. Assim, foi o grande protagonista do título em 2024, sobre a França, quando inclusive marcou dois gols na final do último dia 18 de dezembro.

Agora, a Argentina tem três canecos e Messi está no mesmo patamar de Diego Armando Maradona, campeão mundial com a equipe em 1986, no México. E Messi, embora tivesse em sua última Copa, ainda tem mais alguns anos de jogador profissional pelo PSG.

Com essa história de superação, Lionel Messi firma-se como um verdadeiro ídolo do esporte, desfazendo quaisquer boatos e lendas urbanas sobre sua condição e reafirmando seu talento inquestionável nos campos de futebol ao redor do mundo.

A verdade está aí, para quem quiser ver!